quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quer voltar a amamentar? Saiba como - RELACTAÇÃO (Parte I)

Todos os dias me deparo com mães que acabaram desmamando seus filhos precocemente seja por falta de apoio ou informação adequada. Muitas delas acabam manifestando o desejo de voltar a amamentar e pensam não ter mais jeito. Pois bem, a boa notícia é que É POSSÍVEL SIM!
Vocês já ouviram falar da técnica de relactação ou translactação? É uma técnica utilizada para iniciar ou reiniciar a produção de leite da mãe, inclusive mães adotivas. A técnica consiste em alimentar o bebê por uma sonda ligada ao seio materno fazendo com que ao mesmo tempo em que o bebê se alimente, estimule a produção de leite da mãe. Segue abaixo um pouco mais sobre o assunto:


Relactação (as vezes denominada translactação), é um método de iniciar ou reiniciar a produção de leite da mãe biológica ou adotiva.
Pode ser usada por mães de recém-nascidos prematuros ou que estavam doentes nos primeiros dias de vida, quando não puderam amamentar.
Pode ser usada também por mães que ofereceram mamadeiras para seus bebês, resultando em confusão de bicos e diminuição de produção de LM, e que querem reverter essa situação e voltar a amamentar exclusivamente.
A forma mais comum de relactação é colocar o leite (materno ordenhado ou artificial) numa seringa, copo, mamadeira ou outro recipiente, ligando-se a uma sonda que deve ser presa ao seio, com sua extremidade perto do mamilo.
O bebê sugará o seio da mãe e a sonda ao mesmo tempo e, à medida que se alimenta, também estimulará a produção de leite materno. 

 


Como proceder:

1) Adquirir a sonda em farmácias (comuns ou que vendem material hospitalar).
Pedir por sonda nasogástrica número 4 ou 5.
Comprem várias sondas, pois em minha opinião é melhor descarta-las apos uso pois é dificil de lava-las bem (embora a sonda possa ser bem limpa e esterilizada em água fervente cada vez que for usada). Essas sondas nada mais são do que tubinhos fininhos, e custam centavos cada.
 

A empresa Medela vende um kit de relactação já pronto para utilizar, como esse:

No Brasil, o kit encontra-se nos sites abaixo e em várias outras revendedoras da Medela: 



Existe também a opção de usar o kit Mamatutti, porém as mães relatam que o fluxo é muito intenso com esse kit, então dêem preferência ao kit manual ou da Medela.


2) Preparações:
Coloquem o leite artificial ou materno ordenhado (com auxilio de bomba ou ordenha manual) no recipiente escolhido (seringa, copo ou mamadeira).
Em meu caso utilizei seringa pois usei somente nos primeiros dias após o nascimento do meu primeiro filho, a quantidade era pequena mesma e a seringa foi uma boa opção. 
Coloquem uma ponta da sonda no recipiente e a outra deve ser presa ao seio, com sua extremidade perto do mamilo (pode usar um esparadrapo, micropore para tal). A ponta que fica no peito tem que ficar bem na auréola.
 Tentem colocar o recipiente com o leite num local próximo e acima do nivel do peito, para que a ação da gravidade facilite o fluxo do leite, e de preferencia numa superfície firme para evitar que caia no chão. Nas primeiras tentativas vale a pena pedir ajuda de outra pessoa que segure o recipiente com o leite.

3) Iniciando:
Ponham o bebê no seio para mamar. A criança sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo e, à medida que se alimenta, também estimula a produção do leite materno. A altura em que é colocado o leite e a força de sucção da criança determinam a velocidade de ingestão. O fluxo é controlado ao se dobrar um pouco a sonda. Desse modo o bebê começa a associar o peito com alimento (evitando ou restringindo o uso da mamadeira que pode levar à um desmame precoce por confusão de bicos ou por desinteresse do bebê no peito pela facilidade de fluxo de leite que existe na mamadeira).
 

4) Quanto tempo preciso usar esse sistema?
O tempo para que a produção de leite pela mãe aumente é de no mínimo uma semana, requer PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA para se obter sucesso. O leite ministrado pela sonda é o que a criança estava usando e, na medida do aumento de produção pela mãe, este é restringido progressivamente.

5) Que mais posso fazer para aumentar minha produção de leite?

- Meu Lucas ficava no peito por 1 hora, as vezes 2 horas direto mamando! A sucção do bebê é a mais poderosa que existe, então amamente em livre demanda, mesmo sem a sonda, sempre que puder.

- Utilizem uma bomba elétrica de boa qualidade e expresse seu leite também sempre que possível. Eu o fazia 2-3 vezes por dia.

- Descarte o uso de qualquer bico artificial:  mamadeira (o objetivo dessa técnica é também restringir seu uso até eliminar totalmente), e não ofereça chupetas ao seu bebê.

- Carrege seu bebê num sling ou outro tipo de carregador, sempre que possível.

- Descanse quando puder, tire sonecas quando o bebê também o fizer. Durma perto de seu bebê(com as medidas de segurança para prática da cama compartilhada em dia). Pesquisas mostram que cama familiar pode ajudar no estabelecimento da amamentação.

6) Quais são as indicações do uso dessa técnica?
No momento posso citar: quando a mãe fez redução de mamas (como foi meu caso), quando o bebê por algum motivo não pôde amamentar desde o início e foi afastado da mãe e quando o uso da mamadeira por algum motivo está arruinando o estabelecimento da amamentação.
Um vídeo

FONTE:Texto de Andreia Mortensen, extraído do  Grupo Virtual de Amamentação (facebook), 

Um comentário:

  1. AMEI AS DICAS VOU ADOTAR UM BEBE LOGO E ESSAS DICAS FORAM MUITO IMPORTANTES PARA MIM POIS TENHO A INTENÇÃO DE AMAMENTAR ME BEBE.

    ResponderExcluir